Parceria entre Coordenadoria de Juventude do Município de São Paulo e Experimentar.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Segundo Encontro

Para começarmos a falar sobre comunicação, é necessário que conheçamos os tipos básicos de textos jornalísticos.

São eles:

Reportagem

Exemplo típco de reportagem do tipo Prirâmide Invertida:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u589687.shtml

É o formato básico do jornalismo. Reportar algo é relatar, contar… (story em inglês). Que história é essa contada pelo repórter? Trata-se de uma hsitória real: a notícia.

Para se contar a história com o máximo de elementos possíveis (lembrando que a objetividade total é impossível), o repórter

A reportagem busca o objetividade – embora saiba da impossibilidade de alcançá-la. Por isso, o repórter vai atrás de muitas fontes para diversificar seu olhar sobre a notícia.

A reportagem mudou muito: quando a mídia de massa (mass media) ainda engatinhava e tinha-se mais tempo para a leitura de um jornal, a reportagem chegou a se aproximar da literatura – era o movimento New Journalism norte-americano. O filme Capote (2005) retrata bem a história de um dos principais repórteres do New Journalism.

Hoje, com a profusão vertiginosa de informações, o modelo de Pirâmide Invertida
(com o lead – ou lide) prevalece.

No fim dos anos 60, os limites da reportagem fora testados na experiência chamada de Jornalismo Gonzo, onde o repórter experimentava ao máximo “viver” sua reportagem. Muita vezes associava essa experiência ao uso de drogas e alucinógenos, típico da contra-cultura. Hunter Thompson foi o exemplo do jornalismo Gonzo e o filme Fear and Loathing in las Vegas (1998), de sua autoria, vale a pena ser assistido.


Saiba mais sobre o New Journalism (Gay Talese, um de seus expoentes, na foto ao lado)
http://www.newnewjournalism.com/

ARTIGO

Tem o objetivo explícito de opinar e posicionar-se sobre algo. Manda a objetividade às favas.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090702/not_imp396475,0.php

EDITORIAL

Apresenta a opinião do veículo de comunicação sobre temas relevantes da sociedade. Essa opinião oficial é gerada, normalmente, por um grupo de editores que compõem o Conselho Editorial do veículo.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090702/not_imp396458,0.php



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